A Arte da Delegação
Imagine que é gerente de um hotel e que, naturalmente, querendo manter o seu hotel bem limpo, resolveu usar do porteiro para algumas dessas tarefas.
Se disser ao porteiro: "- Descarrega o lixo às 3ªs e 5ªs feiras", de certeza que ele o descarregará nesses dias, mas se disser antes: "- Descarrega o lixo conforme seja necessário", se ele for responsável, vai verificando a necessidade de o descarregar em qualquer dia, conforme a necessidade (até lhe podemos ensinar algo sobre gestão de tempo), mas é ele quem decide.
"Delegar é conferir a minha autoridade a outros"
"o objetivo da delegação é conseguir que alguém faça uma tarefa, tendo para isso poder de decisão e autoridade"
Quando se delega algo a alguém, deve-se certificar que a pessoa:
- compreendeu o que foi pedido.
- tem a autoridade necessária para satisfazer o pedido (ou então que lha concedam)
- Saber como satisfazer esse pedido.
É da responsabilidade de quem delega comunicar as coisas de uma forma clara:
* as cautelas a tomar.
* as fontes de informação a recorrer.
É necessário conseguir transmitir o nosso objetivo a uma pessoa o melhor possível.
É necessário que esta chegue ao objetivo da forma mais eficaz, sem ter de a acompanhar permanentemente.
A Delegação vista por quem delega
É necessário que esta chegue ao objetivo da forma mais eficaz, sem ter de a acompanhar permanentemente.
A Delegação vista por quem delega
Um pouco como em tudo, por vezes a delegação vista por quem delega pode diferir da delegação vista por quem é delegado.
No entanto quem delega deve ter em atenção determinados pontos.
• Fornecer acesso total e rápido à informação relevante, por parte do pessoal.
• Encontros entre quem delega e quem foi delegado para irem trocando idéias sobre o que se vai passando.
• A grande ajuda dos sistemas de informação distribuídos para a disponibilização da informação.
• A grande ajuda dos sistemas de informação distribuídos para a disponibilização da informação.
Quando se delega (dar autoridade aos outros) fica-se sem controle?
• NÃO, porque estamos a treinar pessoas segundo um critério nosso, ao nosso estilo e forma de pensar.
• Assim as pessoas acabam por praticar um controle que é o meu estilo, aquele que me permite controlar.
• Assim as pessoas acabam por praticar um controle que é o meu estilo, aquele que me permite controlar.
Deve-se primeiro conhecer as pessoas.
• Não se pode delegar da mesma forma todas as pessoas.
• Existem umas com mais e outras com menos experiência e autoridade, além de que cada pessoa tem a sua maneira de ser.
• Existem umas com mais e outras com menos experiência e autoridade, além de que cada pessoa tem a sua maneira de ser.
Delegar gradualmente.
• Começar por tarefas adequadas a cada pessoa, para depois conseguir motivações nela para desempenhar tarefas a delegar de maior responsabilidade.
• Se apresentamos uma tarefa difícil e assustadora , que a pessoa não se sente segura para a resolver, ela pode não ser feita, e a pessoa ficava desmotivada
Barreiras e comentários:
• "Eu posso fazer melhor…"
• "Eles não conseguem fazer, não têm capacidade suficiente.
• "Demoro muito tempo a explicar-lhe"
• "Eu posso fazer melhor…"
• "Eles não conseguem fazer, não têm capacidade suficiente.
• "Demoro muito tempo a explicar-lhe"
Ganhar confiança na pessoa delegada.
• Implica ir pondo um olho de vez em quando no seu desempenho, e ajudá-lo caso necessário.
• Mas não andar sempre atrás dele, pedindo explicações de tudo o que ele faz; pode-se sentir perseguido.
• A idéia é que a pessoa aprenda sempre com a tarefa delegada.
• Se ela estiver errada, deve-se explicar calmamente porquê.
• Se ela estiver quase certa, deve-se lhe dar os parabéns e aproveitar para sugerir algumas modificações.
Disponibilidade para com a pessoa delegada.
• Deve-se evitar a total disponibilidade, pois podemos acabar por nos envolver na tarefa delegada o tempo inteiro.
• Deve-se marcar encontros, para que a pessoa dedique algum tempo a pensar e a decidir algumas coisas antes do encontro.
Resultados e responsabilidades na delegação.
• Devemos ter consciência que a tarefa delegada pode ser efetuada de diversas maneiras, e não como nós a pensamos.
• As falhas devem ser detectadas quanto antes de causarem grandes problemas, porque o problema também é de quem delega.
Quando ocorrem erros?!
• Primeiro deve-se enfrentar o problema pensando numa solução, sendo ótimo que fosse a pessoa que errou a encontrá-la, em vez de pensar nas causas.
• Em seguida deve-se analisar as causas. Deve-se evitar ataques pessoais do estilo: "Foi uma autêntica bobice que fizeste…"
• Assegurar que a pessoa :
• Compreendeu o problema.
• Sente-se segura para o enfrentar.
• Pense em procedimentos para evitar nova ocorrência.
O que se deve delegar?
• Deve-se começar por considerar as atividades que eu fazia antes de ser promovido.
• Áreas onde se tenha experiência, para que se possa explicar bem as tarefas a delegar, e onde possa avaliar também se as tarefas estão ser bem ou mal executadas.
• Delegar para que outros fiquem mais experientes, e para que se fique com mais tempo livre para outras tarefas.
Depois de tudo delegado, o que sobra?
• É muito importantes e necessários controlar as tarefas delegadas, e ajudar o desenvolvimento do pessoal no seu exercício de autoridade.
• Mas há tarefas que não podem ser delegadas, as responsabilidades pessoais são algumas:
• de motivação
• de treino
• de organização
• de repreensão
• de promoção
• …
A Delegação vista pelo delegado
O que deve ser feito?
• compreender muito bem toda a tarefa, desde objetivos resultados a atingir, tudo o que tem de realizar.
Qual o seu grau de autoridade?
• até onde vai a sua autoridade e responsabilidade
Como deve ser realizada a tarefa?
• a tarefa tem de ser obrigatoriamente realizada de uma determinada forma, ou podemos sugerir idéias.
Quando deve a tarefa ser concluída?
• existem prazos
• possíveis problemas que podem atrasar
• gestão de tempo
Prioridade nas tarefas Informação adequada
• preocupação de obter toda a informação necessária.
Ordens contraditórias
• certificar-se de que tem autoridade, caso apareça alguém lhe dar outras ordens, possivelmente até contrárias.
Feedback
• reúna com o gestor para o informar das suas atividades, para certificar-se se está tudo a correr bem.
Qualidade
• crie o seu próprio controlo de qualidade, para verificar e analisar a qualidade do trabalho antes de o entregar.
• crie o seu próprio controlo de qualidade, para verificar e analisar a qualidade do trabalho antes de o entregar.
Maior responsabilidade
• feedback positivo para o gestor para este lhe delegar funções de maior responsabilidade.
As Tendências que favorecem a delegação e a autodireção
• Os computadores estão a descentralizar cada vez mais a informação.
• O desaparecimento da gestão intermédia.
• Reconhecimento crescente de que quem melhor conhece um determinado trabalho é quem o deve realizar.
• As novas estruturas empresariais: equipas multidisciplinares, partilha do posto de trabalho, …
• O desaparecimento da gestão intermédia.
• Reconhecimento crescente de que quem melhor conhece um determinado trabalho é quem o deve realizar.
• As novas estruturas empresariais: equipas multidisciplinares, partilha do posto de trabalho, …
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