TRADUTOR * NOSSO CONTATO cursosbrasilqualificado@gmail.com

,

7º Lição = O que é ser um Líder?

O que é ser um Líder?

LIDERANDO...

Ao ser promovido para o cargo de chefia, embora com grande potencial para desempenhar as tarefas operacionalmente, o profissional recém-promovido nem sempre consegue utilizar seu potencial técnico para "comandar" a equipe a ele subordinada e promover um bom relacionamento, indispensável à eficácia da liderança.
Essa eficácia é alcançada quando a chefia consegue aliar suas habilidades técnicas e operacionais às habilidades de relacionamento humano e de comando, tendo como resultado o bom desempenho da sua equipe.
Muitos ainda pensam que basta ter o título de diretor, de gerente ou outro cargo de liderança para que isto dê um prestígio tal, que toda a equipe vai obedecer automaticamente à pessoa que dirige, simplesmente por ter sido investida de "autoridade".
Para se ter realmente autoridade, é necessário, para a pessoa que dirige, ter não somente uma série de qualidades, mas ainda ter aprendido o oficio de direção.
Muitas pessoas levam anos para tomarem consciência de que certas atitudes não as levam ao êxito na direção, enquanto que outras conseguem dirigir logo com maior eficiência.
No seu ambiente de trabalho, o líder não se limita às simples questões de comando, procura demonstrar aos seus subordinados que não é apenas ele o elemento básico da organização.
Ele é apenas uma espécie de coordenador, para fins de ordem e harmonia.
É fato observável por todos que qualquer grupo social precisa ser dirigido por pessoa que o guie para atingir os objetivos comuns ou satisfazer os interesses de sua equipe, e o líder é a peça mestra.

O QUE É SER UM LÍDER?
"O que você faz, é gerência. O como você inspira e motiva os outros a fazer, é liderança". 
O gerente, mais do que ninguém, é aquele que sabe o melhor modo de agir para levar as pessoas a fazer o que pretende, ele consegue interessar os membros de sua equipe, fazendo com que a produtividade aumente; e, para isso, a liderança é o instrumento mais prático de que ele dispõe, já que é uma questão essencialmente humana.
Muitos afirmam que a liderança é algo que nasce com o indivíduo, citando os grandes líderes como Júlio César, Napoleão, Gandhi e outros semelhantes.
Eles possuíam uma forte personalidade carismática que foge aos padrões usuais do comportamento humano.
Pesquisas minuciosas e a própria prática gerencial diária comprovaram que a liderança é passível de ser adquirida e desenvolvida.
Nesse processo o treinamento desempenha papel vital e insubstituível.
No entanto, é preciso ressalvar que nem todos aprendem com a mesma facilidade, variando de pessoa para pessoa.
Alguns assimilam rapidamente os conceitos e idéias sobre liderança, extraindo resultados práticos imediatos e duradouros.
Outros o fazem mais lentamente e de forma parcial, atingindo, com isso, resultados menores.
De um modo geral, todos têm uma melhoria de performance de liderança.
Estudos recentes realizados com quase cem líderes (homens e mulheres), nos mais variados campos de atividades, revelaram quatro qualidades comuns a todos eles:
Alta dose de criatividade 
- Grande capacidade de motivar pessoas e desenvolver-lhes o potencial
- Considerável concentração para fazer trabalho bem feito.
- Uma crença inabalável nos resultados positivos, sem receio de possíveis fracassos
 CARACTERÍSTICAS DOS MELHORES LIDERES
·        Confiança / Apoio;
·        Liberdade de expressão;
·        Espírito aberto e receptivo, para aprender e aperfeiçoar-se
·        Delegação;
·        Liberdade de ação;
·        Comunicação eficiente e eficaz;
·        Mostra aos seus subordinados os objetivos da empresa;
·       Diz sempre aos seus subordinados que a empresa está contando com eles para atingir os objetivos;
·        Mantém os seus subordinados envolvidos nos processos e nas decisões
·        Sabe respeitar a dignidade da pessoa. 
Normalmente, as pessoas julgam liderança como o ato de controlar. Por isso, liderar quase sempre foi sinônimo de mandar, de impor a posição hierárquica sobre os outros para ser obedecido.
No mundo globalizado, competitivo, o sistema mudou. Hoje, a maioria das pessoas segue o líder que seja competente, antecipador dos acontecimentos, inspirador, honesto e flexível diante dos desafios.
Os líderes são pessoas com capacidade para se expressar plenamente, sabem o que querem, por que querem e como comunicar isso aos demais, a fim de obter a cooperação e o apoio deles, ou seja, saber se comunicar com os seus colegas já é um grande passo para quem aspira à liderança do grupo.
Também, para ser líder é necessário saber mais do que todos e precisa ser respeitado profissionalmente.
Num mundo que necessita de empreendedores, não se pode depender de profissionais que ficam à espera de alguém lhes dizer o que fazer. Pior que um funcionário que não faz o que você pede, é aquele que só faz o que você pede.
Liderar exige que, além de ser bom no que faz, você consiga que os outros sejam bons em suas funções. As pessoas que obtêm mais sucesso são as que criam equipes poderosas.
Muitos profissionais são bons técnicos, mas não conseguem superar o desafio de se transformar em líderes, pois não sabem lidar com pessoas.
Em geral, o bloqueio a uma carreira em ascensão ocorre quando o profissional não écapaz de dar o salto que torna um grande técnico num bom líder.
Um exemplo é aquele bom vendedor que fracassa ao ser promovido a supervisor de equipe.
O analista de sistemas que é escolhido para ser o novo gerente do departamento e não sabe transformar seus técnicos num time.
O líder sabe como fazer cada membro de sua equipe se sentir importante e competente, mas o fundamental é que ele tem capacidade de transformar um grupo de pessoas num time integrado e comprometido.
"No basquete, você pode ser o maior jogador do mundo e, ainda assim, perder o jogo, porque a equipe sempre vence o indivíduo". Pat RiIIey &emdash; Técnico de basquete.
Para adquirir as qualidades típicas de um líder, é aconselhável:
·         Envolver-se em organizações ou comunidades. Um líder voluntário é, por definição, um líder não-coercitivo. Num grupo de voluntários, a liderança não acontece sem consenso, ou seja, você estará aprendendo a comandar pessoas sem usar o poder conferido por cargos.
·         Desenvolver habilidades de comunicação.
·         Ser honesto, tratando as pessoas com justiça e dando uma visão do futuro
·         Gostar de ter contato com as pessoas, gostar de pessoas.
Pelas pesquisas, uma conclusão é clara: não é possível tornar-se um líder apenas com um curso de 30 horas. Os cursos, seminários e os livros irão despertar para os conceitos de liderança. O resto virá no aprendizado diário e sem fim, e isso leva tempo.
Em termos empresariais, isso significa que os líderes devem ter tempo e espaço para se revelarem. Líderes se desenvolvem, não são fabricados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário