TRADUTOR * NOSSO CONTATO cursosbrasilqualificado@gmail.com

,

3º Lição = Liderança e Realização de Grupo

Liderança e Realização de Grupo

lider1
Em geral parte-se de algumas suposições para o entendimento da liderança como por exemplo moral, eficiência do grupo e que um alto nível de eficiência do grupo pode ser obtido com bons líderes.
Pesquisa apontam que o comportamento de grupos se mostra diferente diante de lideranças diferentes, embora existam algumas situações que ilustram por onde passa a liderança eficiente.
Observa-se que supervisores mais eficientes são capazes de diversificar papel (planejamento, apresentação...);delegar mais autoridade; realizar menos controle; promover maior coesão no grupo.
Sobretudo um bom Líder é aquele que favorece as boas relações.  

Traços de personalidade e eficiência de liderança

Não existe comprovação de que traços de personalidade específicos garantem a liderança, o que ocorre é a verificação de traços de eficiência de liderança.
O conceito de eficiência de liderança se baseia no fato de que as características que colocam um indivíduo em posição de liderança podem ser bem diferentes das que o tornam um líder eficiente depois de estar no posto.
A eficiência de liderança se relaciona a adequação e neste sentido é necessário considerar características pessoais e tipo de função.
Em situações de treinamento onde determinada atitude é estimulada, a mudança resultante deste tipo de trabalho poderá apresentar regressões futuras dependendo da natureza da organização.
Neste caso a influência do ambiente é mais poderosa do que a informação recebida em treinamento, e tais atitudes terão mais possibilidades de consolidar se há um grupo que exerce apoio mútuo.
A eficiência de liderança se mostra principalmente quando o líder é sensível as transformações de seu grupos e flexível na adaptação de seu comportamento a novas exigências.

Lideranças e as funções de grupo
A insatisfação com a abordagem dos traços provocou o aparecimento de uma interpretação da liderança que acentua as características do grupo e a sua situação.
Partindo do conceito de que liderança é a realização de atos que auxiliam o grupo a atingir seus resultados desejados, podemos entender que os atos que se associam a funções do grupo são: auxiliar o estabelecimento de objetivos do grupo; realizar movimento em direção aos objetivos, observar a qualidade da interação, permitir coesão.
O que nos faz pensar que a cada nível de processo de um grupo, provavelmente um líder emerja (subsistemas: comportamento, emoção, normas, objetivos, valores).
  
Funções da liderança no grupo

Ações que auxiliam o grupo a realizar seus estados desejados são funções de liderança.
Para identificar a liderança dentro desta perspectiva é necessário considerar:
1. os valores do grupo em determinado movimento
2. a adequação de tais funções para realizar tais estados
3. ações dos membros que contribuem para o fato. A liderança é vista como um ato ou atos que qualquer pessoa pode apresentar em diferentes graus e não algo que se tem ou não.
Para a psicanálise as funções de liderança se dividem em: formação, manutenção e perturbação do grupo através de mecanismos como identificação, catexis redução de culpa, controle de impulso, introjeção de superego.
As 2 idéias mais importantes dentro desta concepção são:
1.      qualquer membro pode ser líder, pois é capaz de realizar ações que estão a serviço de uma função do grupo. 
2.      uma determinada função pode ser realizada por vários comportamentos.
Ex.: a brincadeira por exemplo, pode ter a função de aliviar a tensão do grupo em determinado momento, em outros poderá estar levando um grupo a fugir de uma tarefa.  
De qualquer modo o objetivo ou tarefa de grupo exerce influência na natureza do comportamento de liderança que provoca.  
A liderança é uma função de grupo que aparece e se caracteriza de acordo com a tarefa / objetivo que o grupo precisa atender.  
Para o autor é importante enfatizar 2 tipos de funções:
1 - Realização de algum objetivo -- Manifestam comportamentos como iniciar a ação; manter atenção dos participantes; esclarecer questão, desenvolver plano de ação, disponibilizar informações.
2- Manutenção do grupo -- Mantém agradáveis relações, decide desavenças, apresenta estímulo, aumenta a interdependência.
Principalmente em pequenos grupos é bem perceptível a distinção, alguém que insiste para a realização e outro que satisfaz às necessidades sociais/emocionais. Pesquisa mostram que a satisfação de grupos é maior quando encontram lideranças que representem as duas funções, por outro lado líderes pontuam a dificuldade em atingir equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário