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9º Lição = O Líder do Futuro

O Líder do Futuro

LIDERAR SIGNIFICA CRIAR O FUTURO

Hoje, um dos graves problemas do mundo é a ausência de perspectivas. As pessoas estão sem esperança e não acreditam num amanhã mais promissor. Essa atitude pessimista é meio caminho andado para o fracasso.
Em tese, o futuro não existe; é a fé e o comprometimento das pessoas que constróem.
O líder tem capacidade de ajudar as pessoas a entender o lugar onde elas se encontram, ou seja, seu presente; a compreender o que elas fizeram para chegar a essa situação; a desenhar o futuro; e a descobrir meios para realizá-lo.
É preciso estar em equilíbrio total para visualizar o futuro e, posteriormente, concretizá-lo. Quando a autoconfiança está abalada, dificilmente os objetivos serão alcançados.
Quando na empresa impera a fofoca, os jogos de poder e os interesses individuais acima do grupo, é sinal de que a liderança da empresa está fraca.
E o momento de alguém especial chamar o grupo para conversar, deixar cada um expressar suas insatisfações e desejos e, a partir daí, criar o futuro que todos querem construir.
Liderar é aquele técnico que chama o jogador no banco de reserva, olha-o nos olhos com firmeza e diz: "vai lá e marca o gol do título".
A potência do olhar e das palavras do líder tem que ser maior que todo o baixo astral das conversas dos corredores.
Por isso, dedique mais tempo às pessoas que trabalham a seu lado. É preciso que o líder invista seu tempo para cuidar de sua equipe. Jack Welch, presidente da General Electric, é um excelente exemplo. Atualmente, muitos o consideram o melhor executivo do mundo.
Ele devota cerca de 30% de seu tempo na formação de novos líderes. Para ele, essa é a maneira mais eficaz de fazer sua empresa crescer.
E ele está certo: as pessoas tornam-se mais competentes quando percebem a confiança que o líder deposita nelas.
Ao entrar em sua empresa e notar que o astral está baixo, a primeira tarefa do dia é chamar a equipe para uma conversa, analisar o que está acontecendo, ajudar cada um a se lembrar de sua capacidade de conquistar vitórias e motivá-los a lutar por seus objetivos.
A importância de um líder aparece mais nos momentos de derrota. Nessas ocasiões, a presença do líder se torna fundamental.
Acusações estão proibidas. É muito feio aquele pai ou aquela mãe que, em plena dor da derrota do filho, solta um mesquinho "Eu não disse?" Nessa hora, é importante que eles escutem o filho.
É preciso um novo padrão de liderança, como conseqüência da evolução comportamental das pessoas, que passaram a exigir padrões mais nobres de respeito e humanidade.
As pessoas estão atônitas diante da fase de turbulência empresarial, para a qual não foram preparadas. Assim, os líderes de hoje se vêem diante de dois desafios:
1. Aprender a tratar seus liderados de forma humana e respeitosa.
Evoluir sua postura mandatória para um comportamento capaz de ensinar e motivar.
2. Transformar-se em líder de líderes.
Os líderes do futuro serão aqueles que colocarão sua missão de vida acima de seus anseios pessoais ao entender que a evolução de seus liderados será o grande prêmio de sua própria evolução.

 

O líder do futuro

Outras modificações reforçam a necessidade de "reinvenção" do papel do líder atual.
A primeira está na capacidade de atuar num ambiente de caos. Durante algum tempo, as empresas ainda trabalharão tentando conceber um futuro sobre o qual não terão a menor idéia.
Nesse contexto, o novo líder terá de decidir em cima de dilemas, como agilidade versus incerteza, humanismo versus lucro, competitividade versus qualidade, motivação versus turbulência.
Tal campo de incerteza levará o novo líder a valorizar ainda mais a educação, o que não consiste em reforçar aspectos teóricos, mas em transformar a empresa num pólo de aprendizagem prática.
A massa do conhecimento e tecnologia continuará a dobrar a cada ano, e aprender e preparar-se para o novo, serão metas mínimas para a sobrevivência.
Liderar significa possuir capacidade , discernimento para comandar pessoas, e isso é mais do que muitos chefes sabem fazer.
Autoridade significa credibilidade para mandar e ser obedecido.
O verdadeiro líder sabe que é investido de autoridade, mas dificilmente faz uso dela, pois consegue que as tarefas sejam realizadas pela confiança que ele inspira nas pessoas.
Mesmo assim, se, por qualquer motivo, tiver de usar sua autoridade, ele o fará com consciência e convicção, sem claudicar.
Mais do que ser benquisto, você deve ser respeitado e reconhecido como uma pessoa de credibilidade e confiança, que sabe motivar e valorizar pessoas e, por meio delas, atingir eficazmente as metas previstas.

Tenha maturidade de comportamento:
Muitos chefes têm comportamento imaturo, com freqüentes mudanças de humor, mudanças de idéias e de objetivos. Eles colocam em polvorosa os subordinados, que nunca sabem o que os espera a cada novo dia que se inicia. É uma das formas mais rápidas de desmotivar e provocar a perda de confiança das pessoas, além de colocar em risco o alcance de metas.
É preciso ter uma atitude madura, confiante e positiva, dando segurança aos colaboradores quanto às suas idéias e seu comportamento.
Toda chefia que é líder tem um comportamento estável e previsível. Isso não significa que a chefia não possa, às vezes, aborrecer-se, zangar-se ou mudar de idéia, mas, quando o fizer, deverá ser um ato consciente de sua parte, assumindo total responsabilidade por esse comportamento.
 Mantenha todos bem informados:
Cuidado com os boatos. Eles só surgem quando há pouca ou nenhuma informação e só causam desapontamentos, mágoas, insegurança e raiva.
Tome providências para interromper os boatos; melhor ainda: não deixe nem mesmo que comecem. Deixe claras as coisas desde o início e certifique-se de que os subordinados saibam que podem encontrar no gerente a verdade.
E se, porventura, houver algo sigiloso que o gerente não possa dizer-lhes, eles entenderão. 
Conheça bem o seu pessoal:
Você só poderá saber da capacidade de sua equipe conhecendo as pessoas que a compõem.
Antes de delegar, é preciso conhecer a competência de cada um, quem está mais apto a fazer o quê, suas limitações, seus planos e aspirações profissionais, seu grau de maturidade e iniciativa, potencial de crescimento, etc.
Conheça o potencial de cada funcionário e promova o seu desenvolvimento. 
Seja um exemplo para os outros:
·        chefe é muito mais observado do que observa. Seus subordinados procuram em você um padrão de comportamento correto.
Suas atitudes, suas decisões, sua postura, a maneira pela qual se conduz, influenciam mais os outros do que qualquer instrução que você possa dar ou qualquer disciplina que queira impor.
Seja disciplinado para poder exigir disciplina. A conduta do chefe reflete na disciplina 
Mantenha-se atualizado:
Mantenha-se a par dos eventos atuais de seu campo de atuação. Participe de treinamentos, seminários, congressos, palestras e eventos similares que o ponham em dia com novas técnicas de gerenciamento.
Converse com as pessoas que têm experiência nas áreas em que você não possui familiaridade. Evite ficar relembrando como as coisas eram feitas "nos velhos tempos".
Se você não investir em sua carreira, ninguém o fará por você.
Não espere que a empresa pague todos os cursos que você queira fazer. Se ela o fizer, ótimo.
Caso contrário, pague do seu bolso, porque o investimento é em você, e évocê que ficará com esse conhecimento para sempre, não a empresa. 
Irradie energia:
Carregue-se de energia positiva. A energia é característica bastante conhecida de todos os realizadores em todos os campos de atuação. Líderes atuantes sempre transmitem otimismo e confiança.
Mostre ao seu pessoal um quadro mais amplo:
Faça com que entendam como eles contribuem para a perspectiva mais ampla. Se otrabalho for muito monótono, amplie o serviço, de modo que eles possam lidar com a tarefa do começo ao fim.
Promova rodízio entre o seu pessoal, ampliando assim o trabalho deles e ensejando maior aprendizado. Mostre-lhes constantemente como o trabalho de cada um do departamento está contribuindo para os objetivos globais da organização. 
Treine e promova quem está subordinado a você:
Ofereça regularmente treinamento ao seu pessoal, reciclando-o e atualizando-o.
O retorno desse investimento será maior motivação e produtividade. Solicite a promoção do funcionário que está em plenas condições de ser promovido, tanto em cargo quanto em salário.
Ou promova, de outra forma, divulgando na empresa um bom trabalho feito por alguém; indique uma pessoa para cargos mais altos; permita que apresentem projetos para a implantação de um novo procedimento ou rotina, perante outras pessoas.

Estabeleça metas exeqüíveis estabeleça padrões de desempenho:
Metas exageradas ou inatingíveis provocam frustrações e prejudicam o moral. Estabeleça objetivos ambiciosos mas tangíveis, e o sucesso será alcançado.
Porém, tão importante quanto as metas são os padrões de desempenho que o seu pessoal terá de cumprir, buscando maior qualidade e produtividade.
Estabeleça de comum acordo com cada um de seus subordinados seu desempenho quanto a: prazo (data de conclusão da tarefa), quantidade a ser executada qualidade (qual o padrão exigido). 
Mergulhe fundo:
Esteja em meio ao seu pessoal e trabalhe tanto quanto eles.
Dificuldades e problemas que possam ocorrer você só descobrirá estando junto a eles e não observando-os com um binóculo de cima de uma torre de marfim.
Além disso, seus subordinados têm de ter a oportunidade de se aproximar de você como pessoa.
Ria com eles, relaxe com eles, esteja com eles, sem excesso de intimidades. Sua liderança não tardará a fazer efeito, e resultados positivos não demorarão a aparecer.
Quando tiver de chamar a atenção de alguém, faça-o em particular e sem rodeios.
Assertividade e objetividade são características de líderes atuantes.
Exija dedicação:
Empenhe-se pessoalmente e dê melhores condições para que o seu pessoal produza com motivação e confiança, mas exija por parte deles o mesmo empenho e dedicação.
Demonstre seu interesse por eles e, ao mesmo tempo, demonstre que você espera real dedicação deles. 
Desenvolva o trabalho de equipe:
Estabeleça planos de desenvolvimento profissional para cada um de seus colaboradores e faça que todos se auxiliem mutuamente.
Sempre que possível, estimule projetos ambiciosos e faça com que os resultados sejam fruto de um trabalho em conjunto, e não apenas individual. Faça com que a equipe tenha orgulho de si mesma e terá plantado a semente da produtividade.

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