TRADUTOR * NOSSO CONTATO cursosbrasilqualificado@gmail.com

,

10º Lição = Estilos de Liderança

Estilos de Liderança

Existem vários estilos de liderança, definidos por diversos autores. O grupo definiu para expor nesta palestra três estilos de liderança: Autocrático, Democrático e Livre.
Os três estilos de liderança devem ser mesclados, dependendo do tipo de pessoa, grupo ou situação que o gerente ou líder tiver pela frente.
Sabendo utilizar de maneira apropriada cada um dos estilos, todos eles trarão resultados eficazes.
A palavra chave, portanto, é: flexibilidade de estilo. É exatamente isto o que diferencia o bom do mau líder:
- o uso do estilo certo no momento apropriado e com a pessoa certa.
A regra número um da liderança é esta: não existe um estilo de liderança ideal.
Há casos em que talvez você precise atuar mais especificamente em cima de uma ou de outra pessoa da equipe, sob o risco de haver reflexos negativos no resto do grupo, se você nada fizer a respeito.
O autocrático: é normalmente mais reservado, nem sempre muito comunicativo, com fortes tendências a ser centralizador, gostando de acompanhar tudo de perto, já que a maior parte dos trabalhos, na sua concepção, deve passar por suas mãos.
Ele prefere definir como as coisas devem ser feitas em vez de perguntar. Toma a maior parte das decisões sozinho e direciona as pessoas conforme os objetivos e as metas que ele estabeleceu.
Concede pouca autonomia de decisão aos subordinados e não aceita críticas com facilidade.
Democrático: adota um estilo mais aberto e comunicativo, preferindo dialogar e trocar idéias com seus subordinados. Ele valoriza o trabalho em grupo e dá ênfase a ele.
Também delega tarefas e boa parte das decisões, principalmente as corriqueiras ou as que exijam julgamento com base na experiência do subordinado. Ele aceita críticas com mais facilidade do que o líder autocrático.
O chefe democrático sabe tomar decisões sozinho, mas, quando o problema afeta o grupo, ele prefere ouvir as opiniões e sugestões dos seus colaboradores.
Ele estimula a iniciativa e a criatividade dos funcionários.
O livre: dá grande liberdade de ação e autonomia aos subordinados. Ao delegar tarefas, delega também grande parte da autoridade e responsabilidade sobre as mesmas.
Mais do que controlar passo a passo a execução das tarefas, ele se preocupa em controlar o alcance das metas e dos objetivos previamente fixados. Sua ênfase é sobre objetivos e não sobre controles.
Este gerente estimula em alto grau a iniciativa e capacidade criativa dos seus funcionários. Freqüentemente ele se interessa muito mais em desenvolver as pessoas individualmente do que propriamente a equipe de trabalho.
1. Tenha em mente as quatro premissas básicas de liderança:
Qualquer um dos estilos mencionados pode ser bom ou mau, trazendo resultados favoráveis ou prejudiciais. Isso depende do estilo que estiver sendo utilizado com determinada pessoa ou grupo e em que momento.
Assim, ao liderar, tenha em conta os quatros fatores seguintes:
a) O subordinado: não há duas pessoas iguais. As diferenças existentes entre elas é que definem o tipo de liderança a ser adotado.
b) O grupo: o caráter do grupo exerce influência sobre o modo de como o gerente deve dirigí-lo. As diferenças entre um grupo e outro lhe dirão qual o método de liderança a ser adotado.
c) O momento: o momento refere-se à situação do grupo ou da pessoa num determinado período. Períodos de maior ou menor pressão, ou de maiores ou menores problemas definem também o estilo mais indicado de liderança. Épocas de crise ou de intensas dificuldades são manejadas com maiores chances de sucesso adotando o método autocrático, até a superação da instabilidade. Períodos de maior tranqüilidade e brandura são mais bem gerenciados por meio do método democrático ou livre, em conformidade com as características das pessoas.
d) A personalidade do próprio gerente: o estilo predominante de liderança do gerente tem muito a ver com a maior ou menor flexibilidade de seu comportamento perante o seu pessoal. Para cada método de liderança usado, há um determinado tipo de resposta do subordinado ou do grupo, conforme exemplo a seguir:
·        Método de liderança Atitude do subordinado
·        Autocrático Obediência
·        Democrático Cooperação
·        Livre Iniciativa

2. Tenha em mente que...
Qualquer um dos três métodos resulta em eficiência, dependendo das circunstâncias. No entanto, a prática tem demonstrado que o amadurecimento do grupo pode ser atingido mais facilmente pelo emprego do método democrático.
O método democrático oferece vantagens porque a equipe reconhece as suas próprias
responsabilidades. Uma vez que o grupo participa de muitas decisões, ele assume mais as conseqüências e os resultados advindos dessas decisões. E uma maneira madura de agir.
Esse é o método mais utilizado em empresas que adotam a Qualidade Total.
·        mesmo já não acontece com as chefias autocráticas. Neste caso, a atividade ésugerida pelo líder. Haverá pouco desenvolvimento grupal se não houver ocasião de quebrar o rígido padrão estabelecido pela chefia. É um método que está caindo em desuso, embora seja muito usado ainda em empresas paternalistas.
No grupo sujeito à liderança livre, o desenvolvimento depende muito mais da habilidade individual dos componentes da equipe do que do trabalho em conjunto.
É um dos métodos utilizados pela reengenharia e, em parte, também pela Qualidade Total.
Portanto, procure observar o tipo de equipe que você está conduzindo e adote o melhor estilo de liderança para o seu dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário